the albertine workout


Quando de seu lançamento nacional, The Albertine Workout recebeu uma severa leitura pelo Jornal Rascunho, que criticou seu caráter revisionista, abordagem forçosamente feminista, e falha em seduzir novos leitores para o universo proustiano. Não me parece que nenhuma dessas abordagens era realmente interessante para Carson na composição desse inclassificável poema-ensaio-tabloide-provocação. 'Workout' (apropriadamente 'exercício', em inglês), é um devaneio de Carson sobre a palavra como unidade, o fragmento mais conciso da língua e suas potências, tendo como base a relação que Proust estabelece com Albertine, objeto da obsessão de seu protagonista nos capítulos finais de Em Busca do Tempo Perdido.

Compilando estatísticas retiradas diretamente dos livros (com alguns erros que, acredito eu, são deliberados) sobre questões como a quantidade de vezes que Albertine é citada e como o autor molda sua personalidade a partir de características moralmente duvidosas, e enfrentando essas ideias de forma mais geral, usando Barthes, Beckett, e até mesmo Hitchcock como contrapesos, Carson vai longe na não-busca por algum conceito que dê conta do impacto que o simples posicionamento do 'não' numa frase pode causar num discurso, por exemplo.

A porção do texto em que ela tenta compreender a diferença fundamental entre metáfora e metonímia soa perigosamente como uma anedota mas logo se revela um poderoso, conquanto brevíssimo, pensamento sobre a linguística e o tanto de magia que ela contêm. Desprezar uma ideia tão criativa quanto essa como simples panfleto revisionista refém de políticas identitárias (e qual exatamente seria o problema de ler um texto clássico sob uma luz revisionista e identitária?) é basicamente perder o fio da meada por quilômetros de distância. Albertine não apenas é, ela é um grande ponto de partida para aquilo que pode vir a ser, tudo que pode se dar a ver.

Para os interessados, 'The Albertine Workout' foi editado no Brasil pela Edições Jabuticaba sob o título 'O Método Albertine'.

The Albertine Workout (★★★★★)
Anne Carson, Canadá, 2014 / New Directions